Como fazer? - Cadastro de Procuração

Olá !
Bem vindo ao nosso primeiro "Como Fazer?" da Sergecont Contabilidade.
Nessa primeira postagem vamos ensinar como se cadastra uma procuração eletrônica da Receita Federal.
Diversos clientes possuem essa dificuldade, mesmo o procedimento sendo bem simples.
Vamos lá:
Com o certificado digital da empresa instalado e inserido no computador, acesse o site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br)
Ao acessar, clique no link Atendimento Virtual E-CAC indicado pela seta na imagem abaixo:

Após “Atendimento Virtual”, clique em “E-CAC”, sinalizado na tela a seguir:

Clique agora na imagem Certificado Digital mostrada pela seta vermelha conforme imagem

Ao clicar, o site vai procurar o Certificado Digital instalado em seu computador. Selecione o Certificado da empresa para entrar no sistema e-CAC.
Dentro do e-CAC, procure a opção “Cadastro, Consulta e Cancelamento - Procuração Eletrônica” mostrada na imagem abaixo pela seta e clique no link.

Na próxima tela, clique em “Cadastrar Procuração”:

Na tela seguinte, sua empresa estará identificada e existirão os campos para Dados do Procurador. Selecione Pessoa jurídica, insira o CNPJ da empresa para quem você vai passar a procuração e também automaticamente o campo de nome será preenchido. Em seguida, insira a data fim da vigência da procuração. No exemplo abaixo está com 5 anos de vigência. O prazo fica a critério da empresa, lembrando que mesmo assim, a qualquer momento, a procuração pode ser cancelada conforme figura anterior.

Abaixo do campo da vigência da procuração, existem as modalidades cuja autorização será dada para a empresa. Marque a opção “Todos os Serviços Existentes e os que vierem a ser disponibilizados” e clique ao final em “Cadastrar Procuração”.

Ao clicar em “Cadastrar Procuração” deve ser apresentada uma imagem igual a abaixo. Trata-se do Java gerando o documento eletrônico para a assinatura.

Caso apareça a imagem abaixo, clique em “Run”. Ela mostra que seu certificado digital será conferido pelo Java e faz parte do processo de assinatura da procuração.

Será então apresentada a tela abaixo para assinar a procuração. Clique em “ASSINAR DOCUMENTO”.

E pronto! A procuração eletrônica foi feita.

Qualquer dúvida entre em contato.